Newsletter

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Ratos de animação - Bernardo e Bianca

Ah, os ratos... criaturinhas tão controversas, que por alguma razão, protagonizam dezenas de filmes e animações infantis. Só para relembrar alguns, temos o Pink e o Cérebro, Stuart Little, Jerry (de Tom e Jerry), Ligeirinho, Geninha (Tico e Teco e os Defensores da Lei), Rémy (Ratatouille) e vou deixar uma menção honrosa aos camundongos Emily e Alexander (Os Camundongos Aventureiros).

Você deve ter percebido que eu não citei o Mickey, basicamente o rato mais famoso do mundo, mas isso porque ele terá seu próprio post em breve. Por hoje falarei de uma intrépida dupla de ratinhos, de outra animação também da Disney: Bernardo e Bianca.


Bernardo e Bianca é um clássico Disney, o vigésimo terceiro filme lançado em 1977 pela companhia, e o primeiro sucesso a ter uma sequencia, chamado Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus. O filme é baseado em uma série de romances infantil britânico, The Rescuers, escrito por Margery Sharp.


Miss Bianca, uma jovem e elegante ratinha une-se ao gaguejante zelador Bernardo numa tentativa de investigar uma misteriosa mensagem com um pedido de ajuda, encontrada num rio, dentro de uma garrafa, e trazida a eles por uma organização de ratos dedicada a ajudar vitimas de sequestro, localizada logo abaixo da ONU, na cidade de NY.

Começa assim a aventura, com Bernardo e Bianca indo a encontro de Penny, uma menina órfã que esta sendo mantida em cativeiro por maléficos caçadores de tesouros liderados por Madame Medusa, em sua busca pelo maior diamante do mundo, o Olho do Diabo.


O filme custou 1,2 milhões de dólares e rendeu 48 milhões. Apesar do sucesso, o lucro obtido pelo longa foi todo usado pela companhia para "tapar o buraco" de dois outros filmes que acabaram não valendo o próprio investimento: O Buraco Negro (1979) e o Caldeirão Magico (1985).

Uma curiosidade interessante é que a vilã do filme deveria ser Cruela De Vil, da animação 101 Dálmatas. A ideia foi descartada, mas ainda podemos notar muitas semelhanças entre as duas antagonistas.

Penny e Medusa

Além disso, para quem gosta de mensagens subliminares, a Disney teve de recolher 3,4 milhões de copias de fitas VHS ao encontrar uma foto de mulher nua que aparece em dois frames do longa, meticulosamente colocada em uma janela no cenário ao fundo de uma cena rápida, em que os ratinhos estão voando nas costas de um albatroz, aos 28 minutos e 15 segundos do filme.

Link para o vídeo do Youtube. Alerta de >Peitos< desfocados, é claro.

Apesar de tantos outros personagens mais famosos do que esses dois, escolhi Bernardo e Bianca para trazer a tona um clássico, e por este trazer as nostálgicas animações totalmente desenhadas quadro a quadro, verdadeiras obras de arte cada vez mais raras com o avanço tecnológico.

Por hoje é isso, pessoal, espero que gostem de um pouco de nostalgia, e me desculpem por fugir um pouco das nerdices populares. Estarei falando sobre o Mickey no próximo post desta pequena série.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário