Newsletter

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Tutorial - introdução ao bico-de-pena

Fala, galera, estou aqui de novo, e hoje pra surfar na minha onda: Vou mandar pra vocês um tutorial de desenho! Não sou desenhista profissional nem nada, mas acho legal compartilhar um pouco da minha experiência com vocês. Se quiser conhecer meus trabalhos, você pode visitar meu facebook ou minha página do DeviantArt. Mas vamos ao que interessa, não é mesmo?


A minha ideia hoje é passar algumas dicas de como utilizar bico-de-pena ou também chamada de caneta de caligrafia. A vantagem do bico-de-pena sobre as canetas nanquim comuns é o efeito fino-grosso que ela aplica ao desenho sem a necessidade de várias passadas. Esse efeito é chamado de volume do traço.




Observe nesse desenho acima como os traços são muito mais volumosos nos elementos mais próximos do observador. Isso gera um efeito interessante e dinâmico, dando profundidade a um desenho mesmo sem sombreamento.

Em desenhos mais dinâmicos como o último, uma grande diferença de volume é usada na tentativa de não deixar tudo no mesmo plano. Porém, mesmo em desenhos onde os elementos estão no mesmo plano, traços com volume trabalhado ainda fazem muita diferença.


Mais um exemplo acima: Não existem diferenças de volume gritantes no contorno, mas o uso desse efeito torno o desenho muito mais orgânico. Já os detalhes em traços mais finos dão profundidade ao desenho.  

E como aplicar esses efeitos? Vamos primeiro conhecer a ferramenta. Existem vários tipos de bicos-de-pena, com diferentes espessuras e materiais diferentes. Cada material apresenta uma maciez diferente, ou seja, quanta pressão você tem que aplicar para criar diferenças de volume nos traços. O ideal é ter várias penas diferentes para garantir uma gama maior de possibilidades.

Mas se você não tem experiência com o material, não saia comprando jogos com 10 pontas diferentes, Comece por uma descartável: Ela não é tão duradoura mas é muito versátil, cobrindo uma gama bem razoável de volumes. Os dois desenhos acima foram feitos com penas descartáveis. 



O único problema das penas descartáveis é sua empunhadura fina: para resolver isso, você pode colocá-la dentro de uma caneta BIC, por exemplo, o que já vai melhorar em muito na hora de segura-la.

Quando mergulhar a pena no nanquim, não mergulhe além do “furinho” da ponta. Atente-se para não pegar muita tinta, ou ela pode pingar. Para que suas penas durem mais, quando for desenhar, tenha sempre um pedaço de papel higiênico ou papel toalha ao lado: de vez em quando, as penas “engasgam”, ou seja a tinta para de fluir. Quando isso acontecer, limpe a pena completamente.

Nunca guarde a pena suja ou molhada, ela pode enferrujar. Você pode lava-la com agua e sabão quando terminar ou simplesmente mantê-la limpa com o papel toalha enquanto usa, o que é o mais recomendado, já que nunca deixa o nanquim secar em contato com o metal. Penas bem cuidadas nunca vão estragar.

Quando for desenhar, saiba que onde a ponta da pena alcança é o seu limite. A pena nunca avança: você só desenha com ela puxando-a para trás.


Para garantir que vai conseguir trabalhar bem o volume, gire a folha sempre de forma que o traço que você quer fazer se alinhe com sua mão. Cuidado sempre para não encostar a mão onde a tinta ainda está úmida.


Para um círculo, a forma mais difícil de desenhar, você pode fazer em duas metades. Observe o efeito causado: além da pressão, o ângulo em que você desenha também afeta o volume do traço.



Quando mover a pena lateralmente, os traços sairão mais finos do que apenas puxando a pena de forma alinhada ao traço desejado. Então, quando quiser um traço mais uniforme, mova sua mão alinhada ao traço e mantenha uma pressão constante.

Mover a pena lateralmente facilita para criar diferentes
 níveis de volume, mas pode rasgar o papel

Mover de forma alinhada ao resultado desejado
 permite uma maior aplicação de pressão.

Se você mover a pena lateralmente aplicando muita pressão, as ponta podem rasgar o papel. Quando isso acontece, a tinta penetra o papel e se espalha como um raio, deixando uma mancha grossa e irreversível.  

Além disso, como dito antes, a pena nunca vai para frente. Se tentar desenhar para frente com a pena, as pontas vão enroscar, e a tinta pode espirrar.

Você ainda pode emoldurar e chamar de
 "O Retrato da Frustração"

Quando quiser acrescentar detalhes no desenho, o ideal é utilizar uma ponta mais fina, principalmente se a ponta que você estiver usando não tiver uma gama razoável de volumes. Algumas pontas são muito versáteis, mas a maioria delas pede uma complementação.

Quando for usar hachuras, ou seja, sombreamento com traços, mova a pena lateralmente em movimentos rápidos e com pouca pressão. Treine antes de aplicar num desenho!


Uma técnica avançada é usar a pena levemente inclinada para fazer hachuras com volume. Cuidado! Isso pode tanto rasgar o papel quanto estragar a pena, entortando-a! Use uma pena macia quando for experimentar, e lembre-se: uma pena torta não tem conserto. No começo, se quiser hachuras com volume, faça puxando a pena pra trás mesmo.


Abaixo um exemplo de desenho em que apenas uma espessura de pena foi usada. 


No desenho seguinte, o contorno numa pena e hachuras numa bem mais fina tornam o desenho mais claro, fluido, e com volumes melhor definidos.


O bico-de-pena também ajuda muito se você quiser aprender a desenhar com pincel (coisa que eu ainda não sei fazer) já que ela está entre a caneta nanquim e o pincel em grau de dificuldade.

Treine bastante para fazer exercícios como os gifs acima para conhecer bem o bico-de-pena que está usando. Faça várias hachuras e traços longos com diferentes níveis de pressão até dominar bem a força necessária para desenhar.

Se a tinta estiver se espalhando pelo papel como se criasse "raízes", experimente: trocar a folha por uma mais grossa ou menos porosa; trocar a tinta por uma mais espessa; ou trocar o bico-de-pena por algum mais macio.

Caso esteja tendo muita dificuldade de usar o bico-de-pena, experimente o seguinte exercício: faça um desenho em caneta nanquim comum e aplique volume a ele. Cada traço deve exigir ao menos duas passadas, o que por si só já vai melhorar o seu controle. Depois tente repetir o desenho usando bico de pena, com apenas uma passada por traço, e sempre tendo em mente o resultado que você quer.

Para uma dica final, eu tenho é um conselho de amigo: use um pote de nanquim de base larga e pesada. Você não quer esbarrar nele e derrubar nanquim em tudo, não é mesmo?

Assim encerro esse tutorial, obrigado a todos que me acompanharam. Desculpem pelas falhas em algumas animações, sou um iniciante empolgado no flash apenas XD. Se quiser ver algum tutorial aqui no blog, deixe uma sugestão nos comentários, eu estarei atendendo se me sentir apto no assunto. Obrigado de novo pessoal, até a próxima. 

(Esse tutorial, incluindo as ilustrações, são de minha autoria, e conteúdo exclusivo da Central Nerd. Por gentileza, não copie ou reposte)

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Cara, eu nunca comentei em um blog antes na minha vida. Mas hj eu vou te agradecer de verdade, vc ta de parabéns, tirou todas as dúvidas que eu tinha e que procurei em dezenas de sites e blogs e eles n falaram sobre ou sequer souberam explicar, então Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Erik, fico feliz em ajudar! Espero poder trazer mais tutoriais no futuro! Ah, e muito, muito obrigado pelo comentario XD Sei como eh a sensacao, eu tb quase nunca comento em outros blogs por simples preguica de logar, entao te agradeco muito pelo apoio!

      Excluir
  2. foi o melhor tutorial que eu vi até agora, parabéns, simples e direto. valeeu maaan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fico feliz que gostou mano =D Se tiver alguma sugestao de tutorial que voce gostaria de ver eh soh dizer, e eu faco se eu manjar do assunto!

      Excluir